Adão Alonço dos Reis, presidente do Sescon-MT: O contador hoje está inserido na vida do empresário em ações preventivas, evitando ações prejudiciais praticadas pelos órgãos de arrecadação e também de fiscalização das empresas.
O I Encontro Matogrossense das Empresas de Serviços, que acontece de 19 a 22 de maio próximo em Mato Grosso, foi lançado neste domingo (3) pelo Sescon-MT (Sindicato das Empresas de Serviços Contáveis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Mato Grosso), durante almoço em comemoração dos 20 anos de fundação da entidade. Participaram fundadores, diretores e empresários do setor, oportunidade em que foi apresentado o Selo Comemorativo da instituição.
Sob o tema Tendência ao Novo Cenário de Mudanças para as Empresas de Serviços em Mato Grosso, o Encontro vai abordar o comportamento do setor de serviços diante dos modelos que estão sendo impostos pelo executivo e legisladores às milhares de empresas que atuam em Mato Grosso, cujo número representado pelo Sescon-MT abrange cerca de 4 mil.
A velocidade com que o Estado impõe as regras, elas precisam ser discutidas e tratadas de forma igual pelos prestadores de serviços, através do trabalho dos contadores, consultores, peritos e técnicos que por sua vez necessitam implementar uma dinâmica para defender seus clientes. “É sob esta ótica que o Sescon-MT promove o evento, onde vamos abordar as questões pontuais, envolvendo Sefaz, Receita Federal e fiscos municipais, e buscar formas técnicas e jurídicas para assistir o segmento, apresentando mecanismos de sobrevivência econômica e financeira” – acentua o presidente do Sescon-MT, Adão Alonço dos Reis.
O evento vai trazer representantes do segmento em nível nacional, como o presidente da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, com sede Brasília, Valdir Pietrobon; os diretores do Sescon-SP, Márcio Massao Shimomoto e Wilson Gimenez. Em nível estadual participarão representantes do legislativo e do executivo. “Dessa forma, pretendemos estabelecer padrões e limites para que o Estado exerça a arrecadação que necessita, mas que o contribuinte empresarial também não seja afrontado em seus direitos ou lubridiados no emaranhado de leis, portarias e códigos vigentes” – acentua Adão.
O evento vai acontecer nos dias 19, 20 e 21 de Maio próximo no Hotel Sesc Porto Cercado (em Poconé-MT) é uma promoção do Sescon-MT e conta com parcerias do Sebrae-MT, Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, Sescon-SP e Fenacon, Sistema Sescap/Sescon. Inscrições e mais informações pelo site www.sescon-mt.com.br
Duas Décadas – Fundado em 1991, ainda então como associação, o Sescon-MT teve um papel importante na estruturação dos escritórios de contabilidade em Mato Grosso que hoje não atuam mais na ponta do negócio empresarial. Suas atribuições envolvem consultoria e o acompanhamento integral das ações das empresas. Da solenidade aniversário e lançamento do Selo Comemorativo dos 20 Anos do Sescon-MT participaram os atuais diretores e foram referenciados alguns dos fundadores da instituição, como João Alencastro, Ney Santiago, Edeval Dorico, João dos Santos, além do primeiro presidente Geraldo Malvezzi.
Foto:André Romeu/abcpress
Desenvolvido por Sitecontabil 2025 | Todos os direitos reservados | LGPD