Rede social localiza devedor "perdido"

18/10/2011 14h45m
O Facebook a mais nova arma das empresas de cobrana para encontrar devedores considerados "perdidos". Uma pesquisa recente, apresentada com exclusividade ao Valor, mostrou que a rede social ajudou a localizar 613 inadimplentes de um grupo de 852 pessoas que j haviam sido procuradas, sem sucesso, por contato telefnico, SMS, e-mail e mala direta. "Agora temos pelo menos alguma chance de recupera?o desse dinheiro", afirma Jos Augusto Rezende Jnior, presidente da J.A. Rezende, empresa de recupera?o de crdito que cedeu a base dos inadimplentes "perdidos" para a pesquisa. Afinal, encontrar esses devedores o primeiro passo para tentar reaver os recursos emprestados e n?o quitados.

O grupo que participou do levantamento formado por devedores de todas as regies do Brasil, com mais de 720 dias de atraso em financiamentos de veculos, cart?o de crdito, emprstimo consignado e consrcio.

O sucesso nas renegociaes dessas dvidas n?o foi medido pois o processo ainda est no incio, segundo Tatiana Pomar, aluna e autora da pesquisa de MBA do Ibmec, realizado em parceria com Instituto Geoc, que rene as principais empresas de cobrana do pas. A expectativa com o resultado, no entanto, otimista. Tatiana conta que as chances de localiza?o de um devedor, hoje, somente por meio dos cadastros fornecidos por birs de crdito giram em torno de 40%. "Por a j d para se ter uma ideia do potencial de recupera?o, s pelo fato de termos encontrado os devedores", diz.

Apesar da eficcia comprovada na localiza?o dos devedores, o Facebook, assim como outros sites de relacionamento, ainda s?o uma ferramenta pouco utilizada pelas empresas de cobrana, seja para localizar, seja para notificar o consumidor inadimplente. A ideia tentadora, mas os cobradores resistem por receio de expor o devedor e, assim, descumprir o Cdigo de Defesa do Consumidor.

"O assunto deve ser debatido no setor e talvez seja preciso at uma regulamenta?o especfica", defende Leonardo Coimbra, scio-diretor do Grupo Cercred. A maior resistncia das empresas de recupera?o de crdito est na abordagem do inadimplente por meio das redes sociais, embora o Facebook e outros sites estejam sendo usados tambm de maneira "informal" na localiza?o dos devedores. "Passamos a adotar o Facebook de forma estratgica para a localiza?o de devedores somente a partir deste ano", afirma Rezende Jnior, que cedeu a base de inadimplentes de sua empresa para a pesquisa.

De acordo com Jair Lantaller, presidente do Instituto Geoc e scio-diretor da empresa de cobrana NovaQuest, a primeira op?o utilizada para localizar inadimplentes o cadastro recebido das instituies financeiras ou dos birs de crdito. "O problema que os cadastros de tomadores de emprstimos concedidos h mais de um ano, normalmente, est?o desatualizados", afirma Lantaller.

Para evitar problemas de invas?o de privacidade at mesmo na hora de localizar inadimplentes - como no caso de homnimos, por exemplo -, a J.A. Rezende optou por criar uma espcie de cdigo de tica para cobrar via redes sociais. Mensagens compartilhadas s?o terminantemente proibidas. E mesmo as notificaes pessoais tm de passar a ideia de impessoalidade. A ideia apenas solicitar que o consumidor entre em contato com a empresa de cobrana.

Mas se rede social hoje usada apenas como alternativa s demais fontes de localiza?o e cobrana, as empresas de cobrana reconhecem que, num futuro prximo, ser o instrumento nmero 1. "N?o s a nova gera?o como a universaliza?o do acesso banda larga tornam essa dire?o inevitvel", conclui Rezende Jnior.

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