21/05/2011 10h43m
Para finalizar os painéis desta sexta-feira (20) no I Encontro Matogrossense das Empresas de Serviços, o advogado Carlos Alberto Prado falou sobre as vantagens e desvantagens das Holdings, empresas que tem a finalidade de controlar outras pessoas jurídicas.
Prado expôs alguns modelos de formação das Holdings, suas características jurídicas, operacionais, etapas de formação - como protocolos familiares que estabelecem todas as características de uma empresa, desde de que surgiu até os direcionamentos de quem assumirá os negócios no futuro.
Segundo o palestrantes, uma das vantagens dessas empresas é o processo de sucessão, porque as determinações já são feitas, e isso diminui inclusive alguns custos operacionais durante o processo.
A questão tributária também pode ser uma vantagem, pois alguns impostos podem ser reduzidos. A gestão também pode ser facilitada, porque passa a ser mais rigorosa, com possibilidade de implantação de governança corporativa, acordos entre os acionistas – o que pode tornar as regras mais claras - e aumento da exigência de prestação de contas.
Em contrapartida, a questão da rigorosidade pode ser um ponto de desvantagem também, pois a complexidade de organização e formação das Holdings jê é causa de reclamações de alguns empresários. Também as questões familiares podem dificultar os processos, em caso de enfrentamento entre herdeiros. Os custos da empresa, com a nova gestão, também podem aumentar.
Há ainda pontos muito discutidos, mas que os empresários têm divergência de opiniões, de acordo com Prado. A questões trabalhistas e também tributária são alguns deles.
Depois do jantar, os participantes devem participar de um show de MPB com a cantora Daiana. No sábado, as atividades começam às 9h.