Livros para quem quer viver de empreender

26/01/2011 09h48m

A estante de um empreendedor deve ter obrigatoriamente os livros Somos todos responsáveis, do empresário Antônio Ermírio de Moraes, O futuro chegou, do ex-ministro Mailson da Nóbrega, e Super dicas de networking para sua vida pessoal e profissional, de José Augusto Minarelli. Essas são indicações de livros que líderes empresariais, consultores de negócio e economistas deram ao Diário do Comércio para fazer parte da estante de um empreendedor.
 

O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alencar Burti, citou a obra de Antônio Ermírio de Moraes. "O importante na leitura dessa obra é perceber que um empresário do porte de Antônio Ermírio de Moraes não administra apenas grandes cifras financeiras, projetos econômicos ou interesses comerciais, mas também valores", disse Burti. "A leitura do livro em profundidade fornece uma lição de vida que fará do leitor um empreendedor mais consciente do seu papel e um cidadão mais responsável."
 

O economista Emilio Alfieri, do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da ACSP, recomenda a leitura de O Futuro Chegou, de Mailson da Nóbrega, e de A Era da Turbulência, escrito pelo ex-presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan. Alfieri elogia a obra de Nóbrega como fundamental para quem quer se aprofundar no conhecimento do processo econômico brasileiro. "Trata-se de um livro que fornece uma visão histórica do processo econômico. É para se ler e meditar", afirmou. "O livro mostra ao empreendedor que o Brasil já está no caminho certo, que já vive em uma economia de mercado", acrescentou ele. 
 

Turbulências – Sobre a obra de Greenspan, o economista diz que é essencial para se conhecer a história desse ex-comandante da economia americana e os fatores que interferiram nas turbulências recentes na economia internacional.
 

O consultor do Sebrae, Renato Fonseca de Andrade, sugere três livros para a coleção dos empreendedores: Super dicas de networking para sua vida pessoal e profissional, o Educação Empreendedora, da professora Rose Mary Lopes, e um livro de sua autoria, publicado pela Editora Gente, Conexões Empreendedoras, que fala sobre as redes sociais. "Super dicas é um texto muito interessante, que proporciona ao leitor conhecimento para a prática de atitudes que o levam a aprimorar sua habilidade de fazer networking", disse Andrade, referindo-se a uma prática que é principal característica dos empreendedores no início do século 21.
 

Sob encomenda – O consultor Marcelo Cherto, do Grupo Cherto, incluiu seu 12.º livro na estante do empreendedor, a obra Sucesso é uma questão de atitude. O livro reúne artigos de Cherto sobre as lições que retirou de fatos triviais e relevantes ao longo de sua trajetória como advogado e consultor. A obra tem como particularidade o fato de ser publicada sob demanda. Cherto procurou a agBook, divisão de livros e publicação da AlphaGraphics, que imprime o exemplar apenas depois de solicitado pelo comprador. somente pelo site www.agbook.com.br/marcelocherto). "Isso evita desperdício de papel", afirmou.

 

O colunista do Diário do Comércio, Luiz Oliveira Rios, e membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos, sugere a leitura de O Significado da Marca – como as marcas ganham vida na mente dos consumidores, de Mark Batey. "É uma leitura fascinante sobre o impacto das inúmeras marcas no mercado de consumo desse nosso mundo globalizado", disse Rios.
 

O consultor Jaime Troiano, sócio-diretor da Troiano Consultoria de Marca, indicou a leitura do livro O jogo das marcas, de Fernando Jucá e Francisco Tortorelli, e de sua obra As marcas no divã.

Veja alguns dos livros:

 

Atitude

Marcelo Cherto reúne no livro saborosas crônicas sobre fatos pessoais e profissionais. Advogado e consultor sabe apontar lições relevantes do mundo dos negócios em detalhes do dia a dia. Nesse 12º livro, o autor usa um texto leve e informal, que facilita a leitura.  agBook, R$ 34,86.

No divã

Jaime Troiano apresenta artigos acerca da conexão que há entre os consumidores e as marcas, e de como esse vínculo pode criar valor para as empresas. Troiano
tem 25 anos de experiência no mercado e não fala apenas na teoria.  Editora Globo, R$ 39,90.

Educação para empreender

O tema do livro de Rose Mary Lopes desperta cada vez mais interesse entre os empresários e até executivos. A educação empreendedora interessa também a quem é
 do mundo corporativo.  Editora Campus-Elsevier, R$ 65.

Turbulência

Greenspan esteve por 18 anos à frente do Federal Reserve Board (Fed), o banco central norte-americano, e conta no livro sua visão sobre um tempo de transformações radicais. Aborda a trajetória que o levou de estudante de músicas à comandante da maior economia do mundo. Editora Campus, R$ 85,90

Networking

O livro de José Augusto Minarelli fornece dicas de como aprimorar sua habilidade de fazer networking, uma das principais características dos empreendedores nesse início do século 21. Editora Saraiva, R$ 11,90.

O futuro é agora

Nessa obra, o ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, analisa profundamente a história econômica do Brasil e afirma que estamos vivendo em uma economia de mercado. Leitura fundamental para quem quer ter uma visão abrangente do processo econômico. Editora Globo, R$ 45

Boca a boca

Os autores Fernando Jucá e Francisco Tortorelli analisam mais de 100 casos de gestão de marcas do País. O livro trata de conceitos fundamentais para o desenvolvimento de marcas e analisa pontos específicos como o poder da comunicação "boca a boca". Editora Cultrix, R$ 34.

Responsáveis

O empresário Antônio Ermírio de Moraes dedica esse livro aos jovens do País. O subtítulo da obra fala de sua finalidade: "De que tipo de juventude o Brasil precisa? De que tipo de país a juventude precisa?" É considerada obra de consulta obrigatória para jovens e adultos que se sentem responsáveis pela construção de um Brasil melhor. Editora Gente, R$ 36,90
 

Redes sociais

Temas como empreendedorismo, redes sociais e novas mídias digitais estão entrelaçados na   obra de Renato Fonseca de Andrade. O autor apresenta um painel de reflexões aos que desejam abraçar o desafio de empreender no  Brasil. Editora Gente, R$ 39,90.

Marcas vivas

Mark Batey dirigiu inúmeras agências de publicidade e desenvolveu estratégias de marketing bem-sucedidas. No livro, ele defende que o significado de uma marca é dado pelas pessoas e não pelas empresas que a criaram. Editora Bestbusiness, R$ 55.
 

Lições com fracassos

Os autores Paul B. Carroll e Chunka Mui escrevem sobre os graves erros cometidos por altos executivos de todo o mundo e o que se pode aprender com eles. No total, são descritos 750 fracassos. Editora BestBusiness, R$ 59,90
 

Travessa do Rosário (Roza), 47 Lixeira
Cuiabá – MT - CEP: 78008-585

ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Desenvolvido por Sitecontabil 2025 | Todos os direitos reservados | LGPD