21/05/2011 12h54m
O vice-presidente da Fenacon para a região Sudeste, Guilherme Tostes, provocou os participantes do I Encontro Matogrossense das Empresas de Serviços a fazerem a seguinte reflexão: quais os riscos que a sua empresa corre?
A gestão de riscos é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. Segundo Tostes, os brasileiros não têm a cultura de gestão e por isso é preciso desenvolver o hábito de pensar todos os dias nesses riscos.
Algumas dicas de como se prevenir, segundo ele, seriam: fazer um Seguro de Responsabilidade Civil, elaborar os contratos da melhor maneira possível e aumentar as formalidades da empresa. Sem cuidados desse tipo, as consequências podem ir do estresse até o fechamento do negócio.
Tostes indicou ainda uma maneira prática de refletir sobre os negócios, que seria avaliar a relação risco-retorno da empresa com os clientes. Isso é feito de maneira natural pelos seres humanos em todos os sentidos, segundo ele, e deve ser aplicado na gestão da empresa.
Outro ponto fundamental destacado por Tostes é desenvolver uma aversão a clientes que, de alguma maneira, tenham práticas irregulares. Segundo o palestrante, isso é hoje um suicídio, porque a responsabilidade pode cair sobre o contador.
Depois de exibir alguns vídeos e de interagir amplamente com os participantes, Tostes concluiu a palestra elogiando a iniciativa do Sescon-MT e a gestão do presidente, Adão Alonço dos Reis. “Os temas abordados no evento são extremamente relevantes e o conhecimento adquirido aqui, certamente, servirão não só para reflexão, mas também aplicação imediata nos negócios”, afirmou.
Encerramento
Depois da entrega de placas de agradecimento, homenagens aos palestrantes e distribuição dos certificados a todos os participantes do evento, o presidente do Sescon-MT, Adão Alonço dos Reis, encerrou o ciclo de palestras do encontro. “Estou realmente emocionado por ter conseguido realizar esse encontro”, disse, com a voz embargada.
Alonço agradeceu a todos os participantes, que vieram de várias regiões do país, e a equipe da Sescon que ajudou na realização do evento.
Alguns participantes permanecem no Hotel Sesc Pantanal até o domingo, onde interagem em atividades culturais e de lazer.