O serviço, batizado de Google Wallet, levará consumidores norte-americanos a um passo além na hora de pagar as compras utilizando o celular em vez de cartões de crédito, segundo a empresa. Com o sistema – que estará disponível a partir do segundo semestre para usuários em Nova York e San Francisco, nos Estados Unidos – o Google espera levar vantagem sobre grandes rivais que incluem Visa, importantes bancos norte-americanos e outras operadoras de telefonia. Além disso, a companhia espera encabeçar uma nova revolução nas formas de pagamento, que começou com o escambo, migrou para moeda, papéis, cheques, plásticos e agora com a tecnologia dos sistemas digitais móveis.
Desenhado como um aplicativo para celulares que utilizam o sistema Android, o serviço pega carona na tecnologia "PayPass" da Mastercard. Diferentemente das ferramentas que utilizam mensagens de texto para liberar os pagamentos, o "Wallet" funcionará integrado ao chip de "comunicação de campo próximo", ou NFC na sigla em inglês, que está integrado à maioria dos aparelhos top de linha com a plataforma operacional Android lançados nos últimos meses, como o Nexus S e o Samsung Galaxy S II, como explicou o vice-presidente de pagamentos do Google, Osama Bedier.
Especula-se que a próxima versão do iPhone também será compatível com NFC. A tecnologia permite que o usuário simplesmente aproxime seu aparelho celular da máquina responsável pela cobrança, em operação semelhante à de um bilhete eletrônico utilizado pelas empresas de transporte público em metrópoles como São Paulo.
O Google afirma que já conseguiu atrair interesse de grandes redes de varejo norte-americanas como Macy's, American Eagle Outfitters e Subway para unir o serviço com programas de fidelidade e ofertas de desconto.
Consumidores fora dos Estados Unidos, especialmente na Ásia, já utilizam sistemas de pagamento passando seus celulares por um leitor diretamente no caixa. Estima-se que um quinto das pessoas no Japão utilizem serviços de pagamento móvel. Nos EUA, carteiras eletrônicas ainda enfrentam obstáculos, mas, desde o ano passado, algumas grandes companhias têm acelerado o passo para tornar a tecnologia uma realidade no dia a dia das pessoas.
Detentores de cartões Citigroup Mastercard com tecnologia PayPass vão poder aproveitar o serviço primeiro. E para quem se entusiasmar em testar a nova tecnologia de pagamentos, o Google vai oferecer um crédito de US$ 10 grátis para começar.
A Visa tem testado um sistema de pagamento com celular junto a grandes bancos, incluindo Bank of America (BofA) e Wells Fargo. A empresa tem planos de tornar seu sistema de pagamentos móveis comercialmente viável ainda este ano.
Desenvolvido por Sitecontabil 2025 | Todos os direitos reservados | LGPD