05/09/2011 09h59m
O levantamento destaca o fato de que as empresas est?o cada vez mais interessadas em atuar em aes que v?o alm da filantropia, de forma a assimilar projetos de sustentabilidade s suas estratgias de negcios.
Alm dos comentrios realizados por CEOs, o relatrio apresenta estudos de casos de todo o mundo. Empresas como Alcoa, HSBC, GE, Novartis AG e PepsiCo, participaram do levantamento, que aponta o seguinte cenrio:
- 91% dos CEOs consultados enfrentam dificuldades na identifica?o de estratgias que envolvam simultaneamente negcios e questes sociais, de forma a trazer vantagem competitiva. A dissemina?o destas estratgias para toda a empresa e mensura?o do desempenho das iniciativas tambm foram problemas apontados.
- 70% dos entrevistados reconhecem a necessidade de avaliar as estratgias que conduzem cria?o de valor sustentvel. No entanto, os entrevistados afirmam ser necessrio definir critrios diferentes do que os utilizados para avaliar as iniciativas de negcios tradicionais, uma vez que a cria?o de valor sustentvel exige mais tempo para gerar retornos financeiros claros.
Segundo a Accenture, os movimentos de mobiliza?o social por parte das empresas devem acontecer o quanto antes, pois problemas enfrentados pela sociedade hoje impactar?o diretamente nos negcios das empresas na prxima dcada.
?Se estas questes forem pensadas com antecedncia, ser possvel elaborar as melhores estratgias, que trar?o resultados em longo prazo?, explica Matthew Govier, executivo snior da Accenture para servios de sustentabilidade.
?As companhias que deixarem este assunto para mais tarde provavelmente ter?o que implementar solues mais caras, com menos oportunidades para atingir a diferencia?o competitiva e alta performance?.
Govier destaca ainda que a estratgia da cria?o de valor sustentvel deve ser a extens?o das mesmas competncias que as empresas utilizam para conduzir seus negcios. ? preciso ampliar essas competncias com objetivo de contribuir com a solu?o das questes sociais e ambientais, por meio de estratgias que tambm impulsionam os negcios?.