O começo foi parecido ao de muitas pequenas empresas ao iniciar seus negócios: uma boa ideia e um escritório improvisado nos fundos de casa. Foi assim que em 1989, Walter Jr., técnico em contabilidade, inaugurou em Ipatinga (MG) a NTW Contabilidade e Gestão Empresarial. Com o passar dos anos, a empresa foi ganhando espaço no mercado e sendo cada vez mais procurada por outras pequenas empresas que utilizavam o serviço de assistência contábil.
Em 2000, a NTW passou a funcionar em um escritório no centro da cidade e contava com três funcionários, um deles Nathaniel Pereira, primo de Walter, que, na época com 25 anos, acabara de se formar em ciências contábeis. No mesmo ano, Pereira assumiu a empresa e resolveu analisar e rever os serviços oferecidos. Percebeu que o mercado já exigia algo a mais e começou a lançar novos produtos, que aos poucos foram ganhando o público. “Foi aí que sentimos a necessidade de padronizar nossos serviços e resolvemos fazer a certificação ISO 9001”, conta Pereira.
Com o certificado de qualidade em mãos, Pereira ficou sabendo do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) e resolveu inscrever sua empresa com o objetivo de avaliar o modelo de gestão. “Utilizamos o questionário de auto-avaliação do MPE Brasil para verificarmos todos os pontos fortes e fracos da empresa e percebemos onde poderíamos melhorar”, explica Pereira.
Em 2009 foram finalistas, mas não venceram. Pereira lembra que o resultado foi decisivo para que a equipe se esforçasse ainda mais para melhorar o trabalho. “Pegamos novamente o questionário e revisamos todas as questões, independente de estarem ou não atendendo aos pré-requisitos do concurso”, afirma.
Com tudo revisado, a NTW concorreu pela segunda vez ao prêmio MPE e foram os vencedores na categoria serviços em 2010. “Além da satisfação pessoal de cada um, ganhar esse prêmio nos trouxe mais responsabilidade, maior engajamento da equipe e projeção nacional do nosso nome”, revela Pereira.
Atualmente a NTW tem cerca de 50 empregados, está localizada em três cidades em Minas Gerais e começa a franquiar os serviços. “Encaramos mais um novo desafio e lançamos em abril a primeira rede de franquias de serviços contábeis pelo país”, anuncia o sócio-diretor Nathaniel Pereira. A empresa já tem 170 candidatos interessados em abrir uma franquia.
Satisfeito com o sucesso da empresa após vencer o Prêmio MPE, Pereira diz que a premiação é uma grande oportunidade para os empresários conhecerem melhor sua empresa e identificar as oportunidades de melhoria nas áreas de gestão. Ele dá a dica para quem quer se inscrever nessa edição: “esqueçam a questão da competitividade e foquem na excelência, que o reconhecimento é conseqüência” garante Pereira.
Desenvolvido por Sitecontabil 2025 | Todos os direitos reservados | LGPD