Convidar o profissional de contabilidade para analisar criticamente questões da reforma tributária foi a proposta do consultor jurídico tributário, Victor Humberto Maizman, na palestra ‘Questões atuais do ICMS e perspectivas da reforma tributária’, ocorrida na nessa quinta-feira (17.10) no Espaço MBC em Cuiabá.
“Debatemos principalmente questões como o projeto da reforma tributária no Congresso Nacional, a alteração do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a legislação estadual sobre incentivos fiscais e o impacto dessas alterações na responsabilidade do profissional de contabilidade”, explicou Maizman.
Para o diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Sescon/MT), Luiz Gonzaga Warmling, o sindicato está participando das discussões sobre as mudanças na legislação.
“Precisamos mudar o artigo que trata o profissional de contabilidade como ‘responsável solidário’, em que ele é culpado por fraudes ou irregularidades das empresas. O Sescon/MT será ativo nestas questões, pois precisamos defender o setor e impedir que as mudanças na legislação tragam dificuldades ao contador”, disse Warmling.
O encontro foi realizado pelo Espaço MBC, o Sescon/MT e a Federação Nacional das Empresas de Contabilidade (Fenacon).
Desenvolvido por Sitecontabil 2025 | Todos os direitos reservados | LGPD