“É preciso melhorar a competitividade das empresas. Um país competitivo é aquele com negócios também competitivos”, assim deu início à sua palestra “Oportunidades para as Empresas de Serviços na Copa do Pantanal”, a consultora do SEBRAE/MT, Marta Regina Torezam, no II Encontro Matogrossense das Empresas de Serviços promovido pelo Sescon/MT e Fenacon.
“O empresário ainda não acordou para esse grande evento. É preciso aproveitar melhor as oportunidades, aumentando o nosso volume de negócios. A empresa brasileira não pode ficar na dependência do governo”, afirmou a consultora do SEBRAE/MT.
Marta falou da abertura de 515 novas oportunidades resultantes dos jogos da Copa do Mundo de 2014. As principais áreas contemplam os serviços, a construção civil, turismo e o comércio. Somente no segmento da construção civil são 76 áreas catalogadas pela entidade. “O nosso grande desafio é promover as micro e pequenas empresas”, mencionando aquilo que é considerado uma das doutrinas do SEBRAE.
Em relação às oportunidades, a consultora do SEBRAE disse que existem inúmeras áreas que carecem de ações de capacitações voltadas para inovação, gestão e mercado. Ela comparou o caso da África do Sul no qual a grande dificuldade daquele país foi com carregadores de mala nos hotéis.
A palestrante ressaltou a importância dos empresários em submeterem a processos avaliadores é o caso das certificações. Ela exemplificou com o ramo alimentício em que os riscos e exigências internacionais garantem uma alimentação segura e sem riscos ao consumidor.
“Temos matéria-prima suficiente, mas não temos visão industrial. É preciso haver potencialidade para virar negócios. Investir na pesquisa, no conhecimento em todas as categorias profissionais é fundamental para o crescimento econômico do país”, enfatizou.
Desenvolvido por Sitecontabil 2026 | Todos os direitos reservados | LGPD