Como melhorar o rendimento dos funcionários

17/01/2011 09h05m

A simples análise de currículo e avaliação da formação e do histórico profissional, feitas durante uma entrevista, já não são suficientes no momento de contratação de um novo funcionário. Muitas empresas buscam na avaliação de perfil profissional uma forma de organizar a estrutura e as atividades entre seus colaboradores. Treinamentos e cursos para identificar ou potencializar líderes dentro do quadro, bem como para motivação pessoal e profissional, são algumas das técnicas aplicadas com o intuito de melhorar o desempenho da instituição.

De acordo com a psicóloga e coordenadora de Recursos Humanos da Angelus Indústria de Produtos Odontológicos, Maria Ester Falaschi, o importante é realizar a avaliação de perfil logo no momento de contratação e acompanhar o desenvolvimento do funcionário dentro da empresa. Ester relata que durante o processo seletivo é feita uma entrevista e são utilizadas ferramentas de mapeamento de perfil, como avaliações em forma de questionário. ''Hoje existem vários softwares para realizar esse tipo de análise. É uma avaliação geral e pontual de como a pessoa tende a se comportar no ambiente de trabalho'', explica.

''É preciso que o trabalho seja feito por um bom profissinal para que não fique limitado ao resultado do questionário. Tem de ter olhar crítico, porque os seres humanos não são estáticos, estão em constante mudança'', ressalta Ester. A psicóloga afirma que quando a empresa abre uma vaga, ela já tem predeterminadas as competências comportamentais exigidas. Segundo Ester, existem também os testes psicológicos, que possibilitam um levantamento aprofundado de personalidade, das competências e da organização mental da pessoa. Estes testes são, contudo, de uso exclusivos de psicólogos. Além disso, a empresa também pode promover treinamentos técnicos e comportamentais conforme a necessidade dos funcionários.

No caso dos treinamentos para Desenvolvimento de Líderes, Ester Falaschi explica que são selecionados os empregados que já desempenham funções de liderança. ''O processo é contínuo, pois quem lida com gente precisa rever e aprender o tempo todo'', orienta. Os cursos utilizam os seguintes métodos: conceitos teóricos, exercícios e dinâmicas de grupo. ''Neste caso, os conceitos são de liderança, como relacionamento interpessoal, motivação, assédio moral, comunicação e orientações de como elaborar planos de trabalho e coordenar reuniões'', relata. Já durante as dinâmicas de grupo, são criadas situações nas quais os empregados esperimentam o que foi abordado no conteúdo teórico. ''A partir da vivência é que eles podem fazer reflexões'', argumenta.

A psicóloga explica que com a avaliação de perfil, os treinamentos e o acompanhamento do desenvolvimento do funcionário, é possível identificar os líderes. ''O acompanhamento é importante porque possibilita o desenvolvimento das pessoas, permite dar a elas desafios que vão ao encontro do que buscam'', conclui. Segundo Ester, normalmente são as empresas de grande e médio porte que possuem esse tipo de trabalho com seus funcionários, mas, devido a necessidade de contratação, as pequenas e microempresas também começam a investir em análise e acompanhamento de perfil.


Treinamentos trazem resultados positivos


Ao ser contratado, o químico Márcio Florian realizou um teste para verificar se o seu perfil se enquadrava com a função que iria desempenhar. ''Em seguida passei por um treinamento para me orientar sobre a empresa. Quando entrei já sabia quais projetos ia desenvolver'', relata. Em 2009, Márcio passou por um treinamento de Desenvolvimento de Líderes e outro de Gerenciamento de Projetos. ''Foi muito interessante, pude ter uma visão mais profunda das atividades das outras áreas, o que facilita a interação e a comunicação interna na empresa'', avalia.

Segundo ele, os treinamentos foram importantes para que aprendesse como lidar com as pessoas no ambiente de trabalho e como delegar tarefas. No ano passado, Márcio foi indicado pela empresa para integrar da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e este ano está como presidente. ''Os treinamentos ajudaram, pois conheço as áreas onde tenho que fazer vistorias. Também facilitaram o contato com as pessoas'', comenta. (M.F.)


Motivação aliada ao clima da empresa


A consultoria externa é a solução encontrada por várias empresas para realizar o trabalho de motivação de sua equipe de funcionários. A psicóloga Milene Ferrazza, que atua como consultora há cinco anos, explica que trabalha com o desenvolvimento interpessoal abordanbo temas como motivação, formação de equipes, resolução de conflitos, eliminação de assédio moral e formação de lideranças.

Segundo ela, a motivação é uma área de extrema importância para as empresas. ''O que percebo é que em todas as empresas, as pessoas passam 80% do tempo resolvendo problemas de relacionamento e apenas 20% trabalhando'', salienta. Milene avalia que ao cuidar do lado emocional e interpessoal dos funcionários, as mudanças são visíveis.

De acordo com a consultora, a motivação só funciona quando aplicada na prática. Por esse motivo, os treinamentos, cursos e oficinas são vivenciais, realizados por meio de uma série de dinâmicas, com debates e simulações específicas para cada necessidade. Milene explica que são os próprios funcionários que apontam os caminhos a seguir.

Já na avaliação da psicóloga e coordenadora de Recursos Humanos da Angelus, Maria Ester Falaschi, palestras e cursos são válidos desde que haja um trabalho que diagnostique e modifique a cultura organizacional da empresa.

''Acredito que a motivação se constrói no ambiente de trabalho da empresa'', avalia. A orientação de Ester é de que as empresas que estão em busca de motivação para seus funcionários façam um diagnóstico organizacional para saber o que está causando a falta de interesse da equipe.

Segundo Ester, é preciso buscar um profissional capacitado para exercer tal função. ''O profissional vai mapear as relações, a hierarquia, os estilos de chefia e liderança e as forças e fraquezas da organização, entrevistar pessoas de diversos níveis hierárquicos e apontar um caminho mais maduro e eficiente de resolver os problemas'', descreve. Atualmente, instituições como o Conselho Regional de Psicologia (CRP), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e o Sebrae costumam indicar profissionais para consultoria. No caso dos psicólogos, a remuneração média para consultoria é de R$ 250 a R$ 300 por hora. (M.F.)

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